Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS E DIREÇÃO VEICULAR: UMA ATIVIDADE PARA O ENSINO DE FUNÇÃO LOGARÍTMICA POR MEIO DA MODELAGEM MATEMÁTICA
Eduardo Rafael Zimdars, Regina Helena Munhoz

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


Neste artigo apresentamos uma atividade para a introdução ao estudo da função logarítmica. Para isso, utilizamos a modelagem matemática relacionando o consumo de álcool e a direção veicular, mais especificamente, apresentamos um modelo matemático para a concentração de álcool no sangue e a partir disso verificamos o decaimento da concentração ao longo do tempo. A atividade de ensino ocorreu em uma turma do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IFSC – Campus Gaspar, com 19 alunos. Inicialmente foram feitas discussões sobre as consequências do consumo de álcool e a direção veicular utilizando algumas referências sobre o assunto. Em seguida foi proposto um problema, cujo objetivo era determinar em quanto tempo um indivíduo teria uma determinada concentração de álcool no sangue. A atividade realizada promoveu a conscientização dos alunos em relação ao consumo de álcool e permitiu ao professor mostrar uma aplicação da função logarítmica de forma contextualizada, por meio de um modelo matemático, promovendo com isso uma aproximação da realidade com os conteúdos vistos em sala de aula.

 

Palavras – chave: Consumo de Álcool. Direção Veicular. Função Logarítmica. Modelagem Matemática.


Texto completo: PDF