Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
O LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA ALUNOS SURDOS
Cátia Luana Bullmann

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Resumo: O presente artigo objetiva fazer uma reflexão a respeito do ensino da matemática para alunos surdos. Num primeiro momento, são analisados aspectos referentes à cultura surda, dando ênfase as características e singularidades dessas pessoas, ao modo como elas se desenvolvem e como ocorre o processo de aquisição de conhecimento. Num segundo momento é abordada a prática de estudo da geometria plana desenvolvida com alunos do 7º ano de uma escola especializada pelo atendimento de alunos surdos, através do jogo enquanto recurso educacional auxiliar do trabalho docente, considerando que a educação do surdo é espaço – visual, a qual os jogos matemáticos a satisfaz. Para tanto, utilizou-se como pressupostos teóricos Nunes e Moreno (1997), Fiorentini (1995) e Lara (2013). Com isso, o trabalho visa mostrar a importância dos jogos matemáticos de maneira a obter uma educação matemática de qualidade para alunos surdos.


Texto completo: PDF