Última alteração: 04-10-2017
Resumo
Este trabalho se caracteriza como um exercício de Estado da Arte e teve como objetivo conhecer e desenvolver um estudo a partir das produções científicas que abordam a Avaliação da Matemática no Ciclo da Alfabetização. Os catálogos investigados foram as comunicações científicas apresentadas no Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), no Seminário Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEM) e na Educação Matemática em Revista, no período de 2012 a 2016. O corpus inicial foi composto por 2001 trabalhos que, após 3 triagens, foram reduzidos para 32 produções. Com a análise destas produções identificou-se quatro eixos temáticos: Avaliação: uma questão do currículo, Avaliação: produção do conhecimento, Avaliação: compreensão dos professores e Avaliação: em larga escala. Concluiu-se que a produção científica acerca da avaliação no Ciclo da Alfabetização é incipiente, o que fez com que o objetivo da pesquisa fosse redirecionado para produções científicas que abordaram a avaliação matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Concluiu-se que as produções desenvolvidas se apresentam fortemente atreladas aos processos classificatórios e seletivos, o que sinaliza a importância de consolidar a avaliação em matemática enquanto campo de investigação.