Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Este trabalho apresenta um projeto integrador desenvolvido para o ensino de equações do segundo grau, realizado com alunos dos anos finais do ensino fundamental numa escola do litoral paulista. O objetivo do projeto foi desenvolver aulas práticas e experimentais proporcionando uma aprendizagem significativa por meio da comprovação da teoria na prática. Para isso, a ferramenta manipulável adequada escolhida foi a construção de um material para manuseio próprio. O desenvolvimento do projeto foi dividido em três momentos. O primeiro, foi a construção do material dourado a partir de material alternativo, que no caso, foram utilizados palitos de sorvete. Assim, pode dar oportunidade de interação do aluno com o próprio material para o seu aprendizado. Num segundo momento, e com a ferramenta em mãos, foi feita a apresentação do uso do material por meio de exemplos, buscando a familiarização dos alunos com o significado de cada peça. E no terceiro momento, partiu-se para a realização de atividades para fatoração e resolução de equação de segundo grau. Neste momento, os alunos puderam perceber que os lados do quadrado ou retângulo formado a partir das peças do material dourado correspondiam as raízes das equações, como também, a identificação dos seus coeficientes simplesmente separando as peças. Ao final do projeto pode-se verificar que os alunos conseguiram interpretar e aprovaram a utilização do material manipulável para o processo ensino/aprendizagem de equações. E o ponto mais relevante e estimulador, ocorreu o despertar do interesse e a curiosidade dos alunos, possibilitando a aprendizagem por investigação, já que eles chegaram a questionar sobre equações de terceiro grau.