Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Resumo: Pretendemos apresentar alguns resultados do projeto de pesquisa desenvolvido na Universidade Estadual de Goiás – UEG campus Jussara com título acima. Com esse trabalho buscamos investigar e conhecer metodologias que possibilitem a utilização do Software Geogebra aplicado ao Ensino de Geometria Euclidiana, utilizando o Geogebra como uma ferramenta de ensino e investigação de alguns conceitos geométricos, também como um meio motivacional para o estudo da Geometria. No trabalho realizamos pesquisas bibliográficas a fim de conhecer conteúdos de Geometria, sobre o software Geogebra. A partir do momento que começamos a fazer observações geométricas no espaço em que vivemos, começamos também a formar bases para um futuro estudo a respeito de Geometria. Dessa forma, quando começamos a ter contado com as definições geométricas, teremos condições mais favoráveis para compreendê-las. Pode-se dizer que uma pessoa começa a conhecer Geometria quando se tem uma visualização do que representa cada figura geométrica. Daí em diante, quando a pessoa tiver a possibilidade de interagir e investigar as formas geométricas, ela poderá obter informações e tirar conceitos a respeito de cada uma. Pensando na interação que o aluno deverá ter com a Geometria, podemos utilizar o software Geogebra como uma ferramenta para o aluno interagir e investigar os conceitos sobre Geometria. Além disso, o software pode ser utilizado como instrumento motivador para os alunos, pelas possibilidades de pesquisas, investigações e construções que oferece. Utilizando o software, os estudantes poderão investigar testar e analisar os conceitos de Geometria e, com isso, tirar suas próprias conclusões, para que futuramente possam aprofundar nos estudos sobre Geometria.