Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A ESCALA DE CUISENAIRE NO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO: CONSTRUINDO O CONCEITO DA POTÊNCIA DA SOMA
Carolina Guimarães, Emanuelle Figueiredo, Ana Mary Almeida

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo apresenta o relato de experiência de um grupo de licenciandos do Instituto Federal Fluminense no componente curricular Laboratório de Ensino e Aprendizagem Matemática (LEAMAT) na utilização da Escala de Cusinaire no ensino e aprendizagem de produtos notáveis. A sequência didática desenvolvida foi inicialmente ministrada em um minicurso para os professores da rede municipal de ensino de Campos dos Goytacazes/RJ, e posteriormente foi aplicada para estudantes de uma turma de 7º. ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede pública estadual da mesma cidade. O trabalho proposto teve como objetivo introduzir o pensamento algébrico, nesse caso, a potência da soma, de forma gradativa e lúdica, além disso, foram explorados os conceitos de equivalência e a sua respectiva representação geométrica. A experiência contribiu de forma positiva para os licenciandos, também demonstrou que o uso de materiais manipuláveis contribui para o ensino e aprendizagem de Matemática.

 


Texto completo: PDF