Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
LESSON STUDY NO GRUPO DE SÁBADO: o prelúdio de uma tarefa desenvolvida no subgrupo do Ensino Médio
Wellington Rabello Araujo, Miguel Ribeiro, Dario Fiorentini

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Esse trabalho descreve o Lesson Study (LS) que é originado da cultura escolar japonesa, cujo foco é na aprendizagem do aluno e no desenvolvimento profissional dos docentes, o qual vem ganhando destaque pelo mundo, principalmente em relação à Educação Matemática. Considerando diferentes perspectivas de LS existentes, neste estudo apresentam-se e discutem-se os movimentos e processos que levaram a caracterização do LS no Grupo de Sábado (GdS), bem como sua estruturação e etapas desenvolvidas. Assim, são relatadas as etapas do LS que estamos a desenvolver no GdS a partir de uma tarefa realizada por professores do Ensino Médio, focando a Multiplicação de Matrizes.

Texto completo: PDF