Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ATIVIDADES DIDÁTICAS UTILIZANDO O SOFTWARE JCLIC NA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Carolina Rodrigues Dias, Clarissa de Assis Olgin

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo é um recorte da pesquisa de Mestrado que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática referente à Educação Financeira no Ensino Fundamental, que visa contribuir no desenvolvimento de atividades didáticas aplicáveis a essa etapa da Educação Básica. Apresentaremos neste trabalho a fase da pesquisa, na qual se investigou a temática em questão no Banco de Teses e Dissertações da CAPES para conhecer, categorizar e analisar as produções científicas no qual observou-se que existem poucas atividades didáticas que possam ser utilizadas pelo professor em sala de aula envolvendo essa temática. A partir da análises realizadas sobre a Educação Matemática Crítica sob o viés de Ole Skovsmose buscando subsídios para então propor um conjunto de atividades envolvendo os conteúdos matemáticos do Ensino Fundamental. Nesse sentido, percebe-se que o tema Educação Financeira pode auxiliar nas escolhas do futuro cidadão consumidor, desde que seja planejado um conjunto de atividades interligadas aos conteúdos matemáticos que levem os estudantes a serem consumidores responsáveis, informados e críticos.


Texto completo: PDF