Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este relato traz a experiência de criar vídeos tutoriais voltados para professores e alunos interessados em usar a programação no ensino de Matemática, através da construção de aplicativos para dispositivos móveis. O problema surgiu com a observação de três elementos: o número crescente de dispositivos móveis nas escolas; da necessidade de estabelecer uma educação associada às novas tecnologias; e das vantagens do uso da programação no ensino. O modelo de programação escolhido foi a oferecida pela plataforma MIT App Inventor que usa um método de encaixe e ainda possibilita testar os programas desenvolvidos diretamente nos aparelhos dos usuários. Contudo, existiam escassas referências em língua portuguesa que pudessem auxiliar o planejamento destas aulas interativas. Portanto, diante do êxito do projeto aplicado em sala de aula, revelou-se uma oportunidade de transformar as sequências didáticas em vídeos tutoriais e disponibilizá-las no Youtube abrindo um canal de compartilhamento de conhecimento e de interação entre interessados.
Palavras Chaves: Aplicativos. Dispositivos móveis.MIT App Inventor. Vídeos. Youtube.