Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Atividades da vida real são caracterizadas pela coletividade. Dessa forma, o ambiente escolar possibilita o desenvolvimento do trabalho em equipe por meio de jogos, brincadeiras e pesquisas. Atrelado a isso, tecnologias como smartphones, tablets, blogs e outras, possibilitam constante contato, acessibilidade e acompanhamento a distância. Com isso em mente, pensamos em unir a famosa brincadeira de caça ao tesouro com a versatilidade proporcionada pela escrita em códigos. Para tal atividade, optamos pelo QR code dada sua grande popularidade e facilidade de leitura por meio de smartphones. A atividade se inicia com uma pesquisa em grupo sobre a história do QR code, geração e leitura. Em seguida, os grupos competirão entre si no jogo de caça ao tesouro. A brincadeira se distingue pela procura de pistas que levem sequencialmente uma à outra até a obtenção de um prêmio final. Nessa etapa, escrevemos as pistas em QR code e imprimimos para facilitar o esconderijo e fixação. As pistas podem ser questões cujas respostas estarão em uma tabela de códigos. A correta leitura e interpretação da tabela levará à próxima etapa. A leitura da pista pelo código pode ser feita de forma imediata e textual ou dar acesso a sites de estudos, vídeos explicativos, um possível blog do professor, etc. Espera-se que com a atividade, assim elaborada, o professor possa, além de aliar novas tecnologias a sua metodologia, revisar conteúdos diversos, devido a flexibilidade apresentada na escolha das questões, e propiciar uma experiência lúdica aos alunos, tornando a aprendizagem mais prazerosa e atraente.
Palavras Chaves: Códigos. QR code. Caça ao tesouro.