Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR: ÁFRICA E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Ana Márcia Tucci de Carvalho, Maria Aparecida da Silva de Carvalho

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Silveira (2011) argumenta que a expressão ‘Matemática é difícil’ é uma construção resultante de diversas leituras humanas sobre a disciplina de Matemática, o que cria um discurso instituído. Segundo a autora, torna-se importante valorizar práticas educativas e situações de ensino/aprendizagem em que os alunos atuem como produtores de sentido, valorizando suas potencialidades. Uma possível resposta a esta necessidade de ressignificação pode ser encontrada nas práticas interdisciplinares, já que permitem mesclar conhecimentos de áreas diferentes, podendo despertar o interesse dos estudantes para a realização das tarefas. Gerdes (2012) analisa potencialidades do uso de ideias Matemáticas oriundas da cultura africana na educação Matemática. O autor exemplifica tal uso por meio de atividades que valorizam as “artes e artesanato – a cestaria, a cerâmica, o desenho entre outras –, a pesca, os jogos e puzzles, a comunicação, a representação gráfica até à numeração e à contagem” (GERDES, 2012, p. 149).

O pôster apresenta o trabalho realizado por uma professora do subprojeto Pibid de Matemática, num colégio público do norte do Paraná, com a introdução do contexto das práticas e cultura africana nas aulas de Matemática, desenvolvida junto aos alunos do Ensino Médio. Entre as atividades realizadas, destacamos o estudo da história da capoeira, a aprendizagem de alguns passos de capoeira e o jogo do Jongo, com a posterior realização de atividades de geometria voltadas para este tema, como lateralidade, noção espacial, conceitos relacionados às figuras geométricas de círculo e circunferência. Outra atividade desenvolvida referiu-se ao jogo Mancala, um jogo de estratégia, o qual permitiu o desenvolvimento de raciocínio lógico matemático, a percepção da necessidade de desenvolvimento de estratégias para a resolução, além de exigir a aprendizagem de aritmética e combinatória para fazer estimativas das probabilidades de captura de peças, de acordo com as disponíveis em cada jogada. Avaliamos a experiência como extremamente positiva.

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