Última alteração: 22-09-2017
Resumo
O presente trabalho compartilha o relato de uma experiência pedagógica desenvolvida no âmbito do Programa Arte e Matemática: possibilidades interdisciplinares no ambiente educativo, cujo objetivo é possibilitar um espaço de reflexão e discussão sobre o ensino de Arte e Matemática. A atividade foi pensada no intuito de viabilizar a interação de forma prática entre as duas áreas do conhecimento, proporcionando momentos de reflexão, desenvolvimento de habilidades e técnicas, além de potencializar o estudo sobre o ensino de geometria pelo viés interdisciplinar. A metodologia de trabalho foi organizada em quatro momentos, sendo que todos eles objetivavam a reflexão do ensino de geometria pelo olhar artístico. A oficina foi realizada com 28 estudantes de diferentes faixas etárias e consideramos que ela tenha possibilitado um espaço de diálogo entre a Arte e Matemática, na qual os estudantes tiveram a oportunidade de vivenciar suas conexões. Bem como, perceber as diferentes linguagens matemáticas, como forma de expressão e comunicação, favorecendo suas percepções visuais e o trabalho em grupo.