Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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ENSINO DE PROGRESSÃO ARITMÉTICA PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Deborah Alves Horta, Clarisse Paes José Degel, Daniella Soares Nogueira Ribeiro, Jéssica Bonifácio da Silva

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente trabalho foi desenvolvido como requisito parcial para conclusão de uma disciplina do Curso de Licenciatura em Matemática de um Instituto Federal de Educação e tem como tema o Ensino de Progressão Aritmética para Alunos com Deficiência Visual. Desenvolvido ao longo de três semestres letivos, o trabalho teve como objetivo a elaboração de uma sequência didática que possibilitasse ao aluno com deficiência visual a identificação de uma progressão aritmética, a determinação de sua razão, de seus termos e da soma de seus termos. As atividades foram elaboradas com base em pesquisas relacionadas ao tema, bem como publicações em sites de apoio ao ensino de Matemática, além do desenvolvimento de um material concreto com vistas a facilitar o entendimento do conteúdo. A realização do trabalho possibilitou a identificação das particularidades envolvidas no processo de ensino e aprendizagem das pessoas com deficiência visual e mostrou que alunos com e sem deficiência visual não apresentam diferença no potencial de aprendizagem, bastando que o professor saiba adequar os métodos de ensino de forma a facilitar o desenvolvimento das habilidades e competências de cada aluno.

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