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RELATO DE ATIVIDADE APLICADA NUMA TURMA DE 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II COM O OBJETIVO DE PERCEBER A NECESSIDADE DE PADRONIZAÇÃO DAS MEDIDAS DE COMPRIMENTO E A CRIAÇÃO DO METRO
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
O presente trabalho tem como proposta relatar uma atividade de oficina de matemática aplicada numa turma de 6º ano/5ª série do Ensino Fundamental, da Rede Municipal de Ensino, valorizando: medidas de comprimento feitas com o corpo; suas dificuldades e consequências; seu contexto histórico; compreensão dessas medidas e o surgimento da medida padrão de comprimento, o metro, dentro do eixo Grandezas e Medidas. Considerando que a matemática no conteúdo Medidas de Comprimento proporciona elementos para facilitar o aprendizado desta e utilizando-se uma situação didática que proporcione esta compreensão, com base na Teoria das Situações Didáticas, na Teoria Antropológica do Didático, e ainda utilizando a tendência História da Matemática por revelá-la como uma criação humana, mostrando necessidades e preocupações de diferentes culturas, em diferentes momentos históricos, a fim de contextualizar e aliar um novo estímulo ao conhecimento. A partir da observação de que os educandos do Ensino Fundamental em especial os deste ano/série não percebem a relativa importância deste conteúdo, possivelmente por desconhecimento de sua história e também seu aproveitamento para o entendimento de outros conteúdos a serem adquiridos posteriormente, como por exemplo, área e volume. Essa atividade resignifica as medidas de comprimento e a criação do padrão metro de modo prático e curioso, acompanhando as orientações apresentadas nos PCN‘s, valorizando a história como veículo cultural, trazendo o foco social e antropológico na formação do ser e resultando num novo significado para a padronização do metro e medidas feitas no corpo enriquecendo o conjunto de conhecimentos: Grandezas e Medidas e Métrico Decimal.
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