Última alteração: 29-09-2017
Resumo
O texto sintetiza o projeto de pesquisa de mestrado em desenvolvimento, situado no campo da História da Educação Matemática, intitulado História da Educação Matemática no Instituto de Educação General Flores da Cunha: a matemática moderna dos anos 1955 a 1979 e a formação de professores, com orientação da Dra. XXXXX. O Projeto está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRG e ao projeto maior “Práticas e Saberes matemáticos na formação de professores do Instituto de Educação General Flores da Cunha: aprender para ensinar”. Como objeto de estudo tomou-se a primeira escola normal do Rio Grande do Sul. A partir de uma abordagem histórica buscaremos compreender os modos de ensinar e aprender os saberes matemáticos na instituição entre 1955 a 1979. Inferimos, a partir das primeiras análises realizadas nos documentos localizados e pelas falas de ex-alunas e professoras, que o movimento da matemática moderna norteou a formação das normalistas. Tal movimento materializa-se nas ações dos professores e estudantes que aprendiam e ensinavam matemática, nos materiais didáticos e textos produzidos que estão guardados no acervo do laboratório de matemática da instituição. Do cruzamento entre os documentos escritos, fotografias e depoimentos de ex-alunas e professoras, constroem-se narrativas históricas que expressarão, de certo modo, nosso olhar sobre um passado não vivido, mas passível de ser interpretado. Um passado que ao ser estudado poderá suscitar reflexões sobre práticas que constituem a formação de professores que ensinam matemática na contemporaneidade.