Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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EXPERIÊNCIA MUSEAL E MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A PESQUISA EM SALA DE AULA
Daiane Renata Machado, Bruna Dorneles Silveira, Isabel Cristina Machado de Lara, José Luís Schifino Ferraro

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


O presente relato de experiência descreve uma proposta interdisciplinar, utilizando a Modelagem Matemática como método de ensino e o Museu Interativo como recurso pedagógico. A pesquisa tem como intuito responder à questão: de que modo a experiência museal e Modelagem Matemática como método de ensino contribuem para ensinar por meio da pesquisa, em particular, os conhecimentos sobre seres vivos, para estudantes do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental?. Para isso, o objetivo é criar condições para a aprendizagem em um espaço não formal de educação, como um Museu Interativo, utilizando a Modelagem Matemática como método de ensino, a partir de uma visão interdisciplinar sobre a biodiversidade. Os estudantes envolvidos na pesquisa participam de um grupo de Iniciação Científica, criado pelos docentes e gestores de uma escola privada da Região Metropolitana de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, com o intuito de proporcionar a alfabetização científica para estudantes desde a Educação Infantil ao nível técnico. Envolveram-se na proposta professores de Matemática, Física, Química, Língua Portuguesa e Biologia que produziram relatos ao final de cada uma das etapas da modelagem. Por meio da análise desses relatos, evidenciou-se que a experiência museal contribuiu para a motivação dos estudantes, estimulando-os para a construção de um modelo como produto final de suas pesquisas no processo de Modelagem Matemática.

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