Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Esta comunicação científica é um recorte da pesquisa desenvolvida no mestrado da primeira autora com orientação da segunda, desenvolvido com um grupo de alunos do Ensino Médio a partir da proposição de atividades envolvendo o conceito de área e volume de um prisma, utilizando o software GeoGebra a luz da teoria dos Registros de Representação Semiótica de Raymond Duval (2003) e a compreensão da potencialidade da utilização das Tecnologias da informação e comunicação, especificamente o software GeoGebra referenciado por Gravina (1996). A problemática desta produção é: Que elementos conceituais podemos identificar, no desenvolvimento de atividades planejadas através do uso do software GeoGebra e atividades de tratamento e conversão de registros de representações semiótica, que estruturam à aprendizagem discente quando trabalhamos com a determinação de área e volume do prisma? Para tal recortamos uma atividade de ensino e analisamos identificando duas categorias de análise. São elas: o tratamento de elementos a partir de um registro figural- a facilidade do aluno na mobilização dos elementos para tratar as figuras planas e espaciais; e conversão entre registros- do registro figural (geométrico) para o simbólico de modo a identificar as fórmulas de área e volume e do registro natural para o registro figural no GeoGebra. A contribuição destacada nesse artigo é a capacidade do aluno em tratar determinado objeto matemático e mobilizar ao menos dois registros, frente a atividades proporcionadas pelo professor que permitem a aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento cognitivo.