Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
A História da Educação Matemática: o Curso Técnico de Mecânica Industrial em uma Escola de Trabalhadores de Porto Alegre – uma análise dos Planos de Curso 1985 e 2016
Fernando Luis Rosso, Arno Bayer

Última alteração: 28-09-2017

Resumo


O presente artigo traz as características da disciplina de Matemática no Curso Técnico de Mecânica Industrial e uma Escola de Trabalhadores de Porto Alegre. Se fundamenta no conceito metodológico da Hermenêutica de Profundidade descrita por John Thompson e o método hermenêutico de interpretação de documentos históricos desenvolvido por Friedrich Schleiermacher. Assim,  mostra  um pequeno capítulo da história da educação Matemática no Ensino Técnico do Estado do Rio Grande do Sul, resgatando as características históricas que se fizeram presentes em seu contexto, como os movimentos da economia e da política, através da globalização, acabaram por  influenciar esta disciplina e, em consequência como ela acabou se adaptando à estas modificações. Este resgate histórico nos ajuda na compreensão da história e na discussão dos processos que constituíram, influíram e continuam constituindo e influenciando a educação. A discussão das particularidades se faz essencial para o entendimento do todo e o todo, se conhece através das particularidades.


Texto completo: PDF