Última alteração: 06-10-2017
Resumo
Resumo: O artigo trata de um recorte da pesquisa de dissertação, que está se desenvolvendo no Programa de Pós-graduação em Educação Matemática do IFM da UFPEL, junto ao grupo de pesquisa sobre formação de professores de matemática. Nessa pesquisa temos como objetivo realizar um estudo bibliográfico sobre educação de surdos, sua história, a aprendizagem significativa. Fazer uma reflexão da prática educativa, buscar e aplicar em um grupo de alunos surdos um método que auxilie no ensino e aprendizagem com significado e analisar os resultados. Historicamente, sabe-se de diversas tentativas de organizar a educação de surdos: passou-se pela oralisação, comunicação total e atualmente o que é defendido pelos pesquisadores dessa área é o bilinguismo. A aprendizagem significativa é aquela que relaciona novas informações com outros conceitos que já tenham significação para o educando. O método que foi aplicado, utilizou fichas azuis e vermelhas para a construção dos conceitos das regras de sinais da adição e subtração de números inteiros, pois o uso de fichas dão uma dinâmica diferenciada a aula o que possibilita a construção dos conceitos de forma tranquila e natural. Após a realização das tarefas e das observações feitas, concluí que a utilização das fichas azuis e vermelhas facilita a construção das regras de sinais para adição e subtração pelos os alunos, dando-lhes uma significação para essas regras e constatei que o ensino e a aprendizagem aconteceram de uma forma mais interessante e significativa, preparando os estudantes para outras aprendizagens.