Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Neste trabalho relatamos uma experiência no ensino de propriedades da função polinomial do primeiro grau onde buscamos através do software Geogebra, motivar uma turma do primeiro ano do Ensino Médio. Para isso dividimos a atividade em três etapas: experimentação, conjecturação e formalização do conteúdo. Com o software os estudantes puderam visualizar, através da investigação, as propriedades da função e após esse processo conjecturá-las com o auxílio das indagações feitas pelo professor.
Baseando-se nos fundamentos da pesquisa-ação como metodologia científica, as intervenções realizadas apontaram uma maior liberdade durante o processo investigativo possibilitando motivação na aprendizagem do conteúdo e participação ativa dos estudantes, inclusive cooperativa entre eles. Ao final puderam tentar demonstrar matematicamente as propriedades com alguns resultados prévios. De maneira acessível à turma o uso do Geogebra como facilitador do ensino promoveu uma aula dinâmica fazendo com que os estudantes participassem da construção desse conhecimento, alguns conseguindo até mesmo demonstrar algebricamente uma propriedade, alcançando os objetivos da proposta.