Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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REFLEXÕES SOBREO ENSINO DA MATEMÁTICA NO CONTEXTO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Silvia Cristina Costa Brito, Marlise Geller

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado sob o código F84.0 na classificação Internacional de Doenças – CID-10, o autismo é descrito como um transtorno invasivo do desenvolvimento que se manifesta antes dos 3 anos e pelo tipo característico de funcionamento comportamental restrito e repetitivo. O diagnóstico do autismo é clínico, feito através de observação direta do comportamento e de uma entrevista com os pais ou responsáveis. No desenvolvimento de pesquisas relacionadas ao autismo, no que se tem dado ênfase, são para os comprometimentos clássicos do transtorno que são a comunicação, interação social e comportamento, dando pouca atenção ao processo acadêmico do indivíduo autista, que cada vez mais está sendo direcionado ao ensino regular, considerando os direitos legais, garantindo o ingresso nas escolas. A metodologia utilizada neste estudo foi à pesquisa bibliográfica objetivando refletir sobre o ensino de conceitos matemáticos, ampliando os conhecimentos sobre o transtorno e suas características. As reflexões trazem indícios de que a temática ainda deve ser aprofundada com novos estudos e pesquisas.

 


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