Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
Recursos educacionais digitais e WebDocumento: A investigação do mapa da representação de um sistema de recursos.
Amanda Rodrigues da Silva, Franck Bellemain

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Essa pesquisa apresenta um recorte de uma dissertação em desenvolvimento no programa de pós-graduação em educação matemática e tecnológica. Os avanços das tecnologias de interação e comunicação e sua inserção cada vez maior no meio educacional, necessita do comprometimento de desenvolvimento de metodologias e ferramentas moldadas para atender o meio digital e não apenas a adaptação das já existentes.  Dessa forma exploramos a noção dos recursos e sua influência na atuação docente, afim de observar os requisitos que devem existir em um material didático virtual voltado para o ensino de matemática.  Objetivando constatar o sistema de recursos digitais para o ensino da matemática em um material didático virtual (especificamente um WebDocumento), investigamos a escolha de recursos realizada por uma docente que objetiva o ensino de curvas cônicas no WebDocumento em questão, em uma turma de primeiro período de um curso de licenciatura de uma universidade. A coleta de dados foi realizada a partir de entrevista, desenho dos mapas das representações dos sistemas de recursos e os recursos já utilizados pela docente em turmas de anos anteriores. A análise se apoia na caracterização de recursos desenvolvida por Trouche e Bellemain (no prelo), pretendendo constatar a presença do recurso objeto, recurso ação e recurso atividade. Com tal, planeja-se conhecer a atuação dos recursos no trabalho documental do professor.

Texto completo: PDF