Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
POSSIBILIDADES DE CONTEXTUALIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA, POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
MAGALE PEREIRA, Ana Gabriela da Silva Rocha, Jutta Cornélia R. Justo

Última alteração: 27-09-2017

Resumo


Tendo em vista os desafios enfrentados dos professores da Educação Básica para ensinar os conteúdos da grade curricular de forma a promover uma integração dos mesmos com a realidade do aluno, este artigo discute uma possibilidade de contextualização do Ensino de Ciências da Natureza e Matemática para alunos dos Anos Iniciais da Educação Básica, por meio de uma Sequência Didática Eletrônica. A metodologia adotada possibilita ao professor criar uma série de atividades ordenadas com objetivos educacionais a serem desenvolvidos pelos alunos juntamente com seu docente. Sendo uma possibilidade de contextualizar conteúdos entre si e com o cotidiano do aluno. O artigo apresenta uma sugestão de SDE para abordar o tema Sustentabilidade, contextualizando a realidade do aluno com Ciências da Natureza e Matemática. Explorar diversos mecanismos metodológicos no processo de formação inicial dos professores se faz necessário, para que os docentes vivenciem em sua formação metodologias que possibilitem a contextualização dos conteúdos em sua docência

Texto completo: PDF