Tamanho da fonte:
EXPERIÊNCIA COM O PROJETO DE MONITORIA EM MATEMÁTICA DO IFRN CAMPUS JOÃO CÂMARA
Última alteração: 06-10-2017
Resumo
O ingresso, no ano de 2015, no projeto de monitoria em Matemática do IFRN campus João me possibilitou um maior contato com a Matemática. O projeto tem como objetivo ajudar os demais alunos das turmas do ensino médio em conteúdos estudados em sala de aula e que muitas vezes os mesmos não assimilam da primeira vez aumentando, assim, o rendimento dos discentes que recebem a monitoria. As turmas de primeiro ano ao ingressarem na instituição, apresentam uma grande defasagem no conhecimento de assuntos básicos relacionados a Matemática do ensino fundamental II. O motivo pelo qual adquiri certo gosto em ensinar Matemática foi pelo fato de que muitos alunos me procuravam, sempre ao mesmo tempo e com a mesma dúvida. Obviamente seria mais proveitoso reunir todos em uma mesma sala de aula e sanar as dúvidas resolvendo exercícios e dando vários exemplos no quadro. Tendo repetido este processo diariamente até o presente momento, isso me possibilitou a obtenção de várias experiências em sala de aula contribuindo, assim, para minha forma e a dos alunos que recebiam a monitoria. Como sempre atendia um número significativo de alunos, com o tempo perdi o medo de falar em público o que despertou em mim o imenso desejo de ministrar minicursos, palestras e a produzir de trabalhos para serem apresentados em eventos relacionados a Matemática. Nos dois anos e meio como monitor, já apresentei vários trabalhos ligados a Matemática em eventos promovidos pelo IFRN. Minhas primeiras iniciações à docência se deram a partir destes processos.
Texto completo:
PDF