Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
Dificuldades de Aprendizagem de Porcentagem nas Séries Finais da EJA Fundamental
André Vales Laranjeira, Jéssika Vales Laranjeira

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este estudo visa analisar as respostas de alunos que estão nas séries finais da Educação de Jovens e Adultos (EJA) sobre as dificuldades encontradas no ensino de Porcentagem. Essa análise partiu de instrumentos de diagnósticos composta por questionário socio econômico, por um guadro de dificuldades delineando os conteúdos que o assunto sugere, e por um teste subjetivo sobre o assunto de porcentagem. A amostra foi composta por 81 alunos, de 15 a 54 anos de idade, estudantes da 3ª e 4ª Etapa da EJA Fundamental de uma escola pública localizada no Município de Ananindeua - PA. Todos os discentes participaram de forma volutária e já haviam estudado o assunto. Como principais resultados, podemos destacar que os professores da EJA não possuem formação adequada para essa clientela e utilizam poucas formas diferentes de ministrar as aulas. Geralmente começam pela definição e não dão espaço para modelagem ou a história da matemática, por exemplo. Quanto ao currículo de Matemática da EJA do Município, quase metade da amostra não aprendeu significativamente o assunto de Porcentagem.


Texto completo: PDF