Tamanho da fonte:
AS MEDIDAS DE TENDÊNCIA CENTRAL NA EDUCAÇÃO SUPERIOR: uma abordagem sob o “olhar” da resolução de problemas
Última alteração: 15-09-2017
Resumo
A investigação que está registrada neste artigo tem por objetivo analisar aspectos relevantes a respeito do ensino, da aprendizagem e da avaliação de Estatística Descritiva na Educação Superior sob o "olhar" da resolução de problemas. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada com alunos do terceiro período de uma turma de Engenharia Ambiental de uma universidade particular do Estado do Maranhão, cujos dados foram coletados através das observações registradas em um diário de campo e dos registros de resolução dos problemas pelos alunos. No presente trabalho é apresentado um desses problemas, em que percebemos indícios do raciocínio estatístico revelado por parte dos estudantes durante sua resolução. Os resultados mostram que durante a Educação Básica (Ensinos Fundamental e Médio) esses alunos "pouco" ou "nunca"estudaram os conteúdos referentes a Estatística Descritiva. No entanto, no decorrer das atividades eles foram mobilizando diferentes estratégias de resolução ao problema proposto, empregando tanto o pensamento quantitativo (que envolve algorítmos numéricos) quanto o qualitativo (que analisa e explica as estatégias utilizadas na resolução). A pesquisa também nos revela que esses estudantes saíram da condição de ouvintes mostrando-se questionadores e participativos durante a aula, passando, assim, à posição de construtores de seus próprios conhecimentos.
Texto completo:
PDF