Última alteração: 04-10-2017
Resumo
Esta pesquisa apresenta um recorte de uma dissertação de mestrado realizada em uma escola de Educação Profissional, cujo objetivo é investigar como alunos de inclusão inseridos no Programa Jovem Aprendiz (re)articulam conhecimentos matemáticos visando sua inserção no mercado de trabalho, a partir de atividades práticas realizadas em um Laboratório de Aprendizagem a fim de verificar como desenvolvem competências e habilidade). Como metodología de pesquisa empregou-se uma abordagem qualitativa, sendo a coleta de dados constituída por três momentos distintos: a investigação dos conhecimentos matemáticos dos alunos participantes, a organização do espaço, por meio de atividades de exposição e precificação e, a vivência de atividades nesse Laboratório estabelecendo uma rotina de trabalho. Constatou-se que, ao promover atividades que simulam a prática, foi possível desencadear mudanças em competências profissionais dos participantes da pesquisa.
Palavras chave: Educação Matemática. Educação Profissional. Educação Inclusiva. Pessoa com Deficiência.