Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
UM ESTUDO SOBRE AS POLÍTICAS CURRICULARES PARA A EDUCAÇÃO
Gláucia Potenza Soares, Márcia Souza da Fonseca

Última alteração: 02-10-2017

Resumo


Este artigo traz um estudo sobre as políticas curriculares para a educação, a partir de um estudo sobre a mudança curricular ocorrida nas escolas estaduais de Ensino Médio da rede pública do estado do Rio Grande do Sul. Inicialmente, é apresentada uma síntese sobre a referida mudança curricular, seguida por um apanhado teórico relativo à conceituação de política e aspectos que a envolvem. Também são abordados os tipos de discursos utilizados pelas políticas e os processos de recontextualização e hibridismo decorrentes das interpretações dos textos. Por fim, é realizada uma análise sucinta dos discursos híbridos encontrados nas práticas de uma escola pública estadual da cidade de Pelotas, onde está se desenvolvendo uma pesquisa de mestrado.


Texto completo: PDF