Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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INVESTIGAÇÃO DA TEMÁTICA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO ENSINO MÉDIO CONSTANTE NA LEGISLAÇÃO BRASILEIRA
Alexandre Menezes Veiga, Clarissa de Assis Olgin

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este artigo é um recorte da pesquisa de Mestrado, que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECIM) da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) referente à Educação Financeira no Ensino Médio. Neste artigo apresenta-se as definições presentes na legislação brasileira sobre o tema em questão. Para o desenvolvimento do tema Educação Financeira, investigou-se inicialmente a Constituição da República Federativa do Brasil (1988), que garante a educação como direito de todos, bem como, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) a qual define que para o desenvolvimento pleno do educando, deve-se prepará-lo para o exercício da cidadania e  qualificá-lo para o trabalho. Ainda, constatou-se nos Parâmetros Curriculares Nacionais (2000), a necessidade do trabalho com dinheiro, para que os educandos estejam aptos e capazes de negociar e buscar seus direitos. Complementa a Base Nacional Comum Curricular (2016), que o Tema Especial “economia, educação financeira e sustentabilidade” precisa ser desenvolvido ao longo do Currículo da Educação Básica, pois contribui para que a escola auxilie na formação de cidadãos conscientes e comprometidos. Nesse sentido, percebe-se a necessidade do entrelaçamento entre o conhecimento dos conteúdos matemáticos ao tema Educação Financeira, levando a formação integral aos estudantes para que sejam cidadãos ativos, participativos e críticos na sociedade em que vivem. A partir das leituras realizadas indicam-se duas atividades que podem ser utilizadas pelo professor de Matemática para trabalhar o tema em questão relacionado aos conteúdos Matemáticos.


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