Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
INVESTIGAÇÃO ESTATÍSTICA NA SALA DE AULA: EXPERIÊNCIA COM ALUNAS DO PROGRAMA MULHERES MIL
ALBANO DIAS PEREIRA FILHO, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Cynthia Souza Oliveira, Leonice Domingos dos Santos Lima

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos em uma investigação estatística, descrevendo os procedimentos e pontuando os referenciais teóricos da área. Partindo da experiência de investigação em estatística realizada em sala de aula por alunas do curso de extensão intitulado “Reciclador de Materiais” inserido em projeto do Programa “Mulheres Mil” ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins, campus Porto Nacional. O Programa tem o objetivo de promover a inclusão social e econômica de mulheres desfavorecidas do norte e nordeste brasileiros, de forma a desenvolver o potencial como mão-de-obra, impactando suas vidas, as de suas famílias e das comunidades, por meio da elevação da escolaridade dessas mulheres. Essa investigação se coloca em uma perspectiva qualitativa, a metodologia parte da experiência de ensino, observação participante e análise do material produzido pelas alunas em sala de aula. A análise das atividades e investigações estatísticas foi realizada com base na tipologia de Ponte (2009). A incorporação de atividades investigativas no cotidiano de sala de aula aponta para uma efetiva compreensão do conteúdo estudado, que se apresenta como um objeto matemático com significado para as alunas que participaram da investigação e que conseguiram com a participação coletiva entender e exemplificar a estatística por meio da investigação matemática.


Texto completo: PDF