Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
ENSINO DE MATRIZES COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA
ALBANO DIAS PEREIRA FILHO, Nielce Meneguelo Lobo da Costa, Wendel Oliveira Silva, Renata Tavares Nascimento

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


Este artigo apresenta uma experiência de ensino com vinte alunos do curso de Licenciatura em Computação, matriculados na disciplina de Álgebra Linear, do Instituto Federal do Tocantins - Campus Porto Nacional-IFTO visando oferecer aos futuros professores de computação e também aos professores de Matemática, subsídios necessários para o desenvolvimento de atividades que possam auxiliá-los no entendimento de operações de Matrizes através de aulas de investigações matemáticas, utilizando o laboratório de informática e o software GeoGebra, sob à luz do referencial de Ponte, Brocardo e Oliveira. A pesquisa se apresenta em uma perspectiva qualitativa de cunho exploratória, conforme Lakatos e Marconi.  O objetivo foi apresentar uma sequência didática desenvolvida em um ambiente informatizado bem como algumas ferramentas do software que possam servir como recurso metodológico e motivador para o professor de Matemática ao ensinar Matrizes. Apresentamos o GeoGebra aos alunos no laboratório de informática, com dois alunos por máquina, seguido de uma breve explanação em tela projetada das questões a serem resolvidas, para então propor aos estudantes que resolvessem as atividades usando o software. Os resultados evidenciaram que as atividades investigativas com o uso do GeoGebra ampliaram as possibilidades metodológicas no que tange ao ensino e a aprendizagem de matrizes bem como exigiram dos futuros docentes ações como conjecturar, testar, reformular e justificar, imprescindíveis à profissão de professor.

 


Texto completo: PDF