Última alteração: 05-10-2017
Resumo
“A Matemática no brincar de confeccionar roupas” é o tema da sequência didática relatada no presente artigo que tem como objetivo analisar possibilidades de promover a alfabetização matemática na perspectiva do letramento. A sequência foi desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) com o objetivo de oportunizar o contato com a matemática presente em situações reais do cotidiano das pessoas e buscou envolver outros eixos articuladores, ao propor a resolução de problemas, a interpretação e organização de informações. As atividades foram realizadas em uma escola pública da cidade de Curitiba, com uma turma de 1º ano do Ensino Fundamental, durante dois dias de oficina de matemática que ocorre no contraturno. Oportunizaram a construção de conhecimentos sobre medidas de comprimento e leitura e escritas numéricas em situações de medir, utilizando fitas métricas, e anotar as medidas obtidas, a partir da proposta de confecção de capas para brincadeiras de super-heróis. Possibilitou verificar que as crianças são capazes de atribuir significado aos números em situações de medidas e compreender o uso social das mesmas.