Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Na atualidade com os avanços diários das tecnologias e as mesmas literalmente à mão, a discussão é a respeito das formas de utilizar as tecnologias para pensar a Matemática. Em geral, novas metodologias para um ensino mais qualificado faz parte do fazer pedagógico dos professores, entretanto, é com o passar do tempo que essas mudanças vão sendo percebidas e avaliadas, já que não basta equipar escolas e universidades com tecnologias, diversos fatores acarretam o desenvolvimento desse processo. Atualmente a metodologia em voga é o uso de tecnologias da informação e comunicação para ensinar e pensar a Matemática. Quando se fala num professor de Matemática as pessoas já tem na cabeça um modelo desse profissional, como se todos os professores de Matemática fossem iguais. Iguais são os conteúdos que eles trabalham e mesmo assim são desenvolvidos de formas diferentes, justamente por cada pessoa ser única. Este artigo apresenta compreensões de uma pesquisa de doutorado que trabalhou com narrativas de 12 professores de Matemática do Estado do Rio Grande do Sul. Estes professores pertencem a três gerações, variando as idades de 28 a 86 anos. Todos os participantes da pesquisa são professores universitários e formadores de professores de Matemática.