Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES ORIENTADORES DE ESTUDOS E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL PARA A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Neura Maria De Rossi Giusti, Jutta Cornelia Reuwsaat Justo

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


A comunicação traz o recorte de uma pesquisa de doutorado desenvolvida em um município do sul do Brasil que objetivou a compreensão do desenvolvimento profissional de cinco professores orientadores de estudos (o professor em serviço que orienta a formação de seus pares) quando esse se envolve em um processo de formação continuada em serviço para a Educação Matemática nos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. A abordagem qualitativa de ação-formação utilizou os instrumentos de videogravações, diários de aula, entrevistas, questionários. A análise de dados se constituiu sobre os domínios: pessoal, externo, prático e das consequências. As evidencias mostraram que o desenvolvimento profissional variou de ritmo de acordo com o grau de envolvimento das professoras com a proposta formativa. Os conteúdos matemáticos trabalhados na formação que já eram praticados no espaço escolar foram ressignificados com maior facilidade e incorporados na prática de sala de aula. Porém, os conteúdos matemáticos pouco ou nada explorados pelas professoras orientadoras de estudos nas escolas foram inicialmente experimentados em sala de aula, como tentativas sobre o ato de aprender a ensinar e, só então, passaram a ser incorporados no discurso e na prática desses docentes.

 


Texto completo: PDF