Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CONHECENDO SÓLIDOS GEOMÉTRICOS: UMA EXPERIÊNCIA COM ESTUDANTES DE 2º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Alessandra Faria Dornelles, Camila Peres Nogues, Luana Danelli Silva

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este relato apresenta contribuições para o ensino da geometria nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Entendemos a geometria como uma competência essencial para o desenvolvimento do conhecimento matemático, por auxiliar na compreensão da visão espacial e na organização do pensamento matemático. Assim, os auxiliares de ensino do Laboratório de Matemática do Colégio Farroupilha, localizado na cidade de Porto Alegre – RS, organizaram uma atividade intitulada “Conhecendo sólidos geométricos” em turmas de 2º ano do Ensino Fundamental. A atividade teve como principal objetivo desenvolver o raciocínio espacial e a habilidade de reconhecer as características das formas geométricas. Ao todo, 230 alunos participaram da atividade, reconhecendo formas geométricas por meio da planificação e da montagem de um sólido geométrico: o cubo. Além disso, por meio da manipulação dos sólidos geométricos, os estudantes fizeram o reconhecimento das suas principais características e propriedades, como arestas, faces e vértices. Com essa atividade foi possível concluir que trabalhar com geometria faz-se importante desde os Anos Iniciais, para que os estudantes entendam os objetos e as formas que os cercam.


Texto completo: PDF