Última alteração: 15-09-2017
Resumo
A construção de parcerias entre universidade e escola é importante quando se busca promover reflexões e propor ações metodológicas e pedagógicas voltadas para a formação inicial e continuada de professores de modo que haja uma conexão de saberes e fazeres inerentes a profissão docente a partir do momento em que o licenciando inicia o seu curso de licenciatura, oportunizando troca de experiências entre professores da universidade, professores da educação básica e licenciandos. Nesse sentido, o presente trabalho visa retratar atividades inerentes a um projeto de extensão desenvolvido em 2016 pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. O projeto intitulado “Escola e Universidade: parceria visando à formação de professores de matemática” teve como principal objetivo articular disciplinas pedagógicas do Curso de Licenciatura em Matemática com o propósito de melhor compreender a formação e a prática docente a partir de ações realizadas em uma escola estadual de Santa Maria/RS com os professores da disciplina de Seminário Integrado do Ensino Médio. Promover a Extensão nos Cursos de Licenciatura contribui para o conhecimento de saberes e da epistemologia da prática pedagógica de professores. No caso específico, o espaço escolar da disciplina de Seminário Integrado, constituiu-se em espaços planejados, integrados por professores e alunos visando compor a parte diversificada do currículo escolar. Este projeto proporcionou aos envolvidos troca de experiências e saberes oportunizando vínculos de aprendizagem, criando alternativas metodológicas de ensino e aprendizagem, elaborando projetos integrados com alunos do Ensino Médio na expectativa de atender a proposta da disciplina de Seminário Integrado como espaços teórico-práticos.
Palavras Chaves: Professores de Matemática. Formação de Professores. Ensino e aprendizagem. Ações de Extensão