Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES: UMA ANÁLISE SOBRE AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NO MUNICÍPIO DE BOA VISTA/RR
Ney David Veloso, Rossano André Dal-Farra, Mariana Mostardeiro de Aguiar

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


O presente estudo é parte integrante de uma investigação a respeito da formação de professores de Matemática da Educação Básica na Região Amazônica, pelo viés de práticas interdisciplinares. Foi realizada uma exposição dialogada para 60 docentes sobre a relevância das questões ambientais no processo educativo e aplicado questionário indagando-os em relação ao assunto cujas respostas foram examinadas com a Análise de Conteúdo, no qual resultou na construção de três categorias agrupadas por critérios semânticos. Na primeira categoria (a) dificuldades relacionadas aos professores - evidencia-se que grande parte dos docentes associou as dificuldades ao reduzido conhecimento sobre a interdisciplinaridade e a valorização do individualismo. Já na categoria (b) dificuldades relacionadas à gestão pedagógica forma enfatizados a falta de planejamento da gestão e de apoio pedagógico dificultando ações pedagógicas interdisciplinares e na terceira categoria (c) dificuldades relacionadas à infraestrutura da escola, os professores ressaltam a escassez de recursos didáticos e a infraestrutura inadequada para o desenvolvimento de tais práticas. O estudo demonstra que os professores necessitam ampliar e renovar seus conhecimentos referentes às práticas pedagógicas, o que poderá reduzir a utilização de práticas educativas caracterizadas pela fragmentação. Diante disso, ensinar Matemática a partir de uma metodologia baseada nas interações interdisciplinares proporciona que os estudantes compreendam os saberes matemáticos de forma contextualizada criando situações que busquem o envolvimento dos estudantes.


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