Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
CONSTRUINDO A NOÇÃO DE TEMPO COM UMA ALUNA COM SURDOCEGUEIRA CONGÊNITA
Heniane Passos Aleixo, Thaís Philipsen Grützmann, Fabiane Carvalho Bohm

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Este relato de experiência apresenta o trabalho desenvolvido com uma aluna com surdocegueira congênita que frequenta uma escola especial para alunos surdos,  numa turma do 3º ano do Ensino Fundamental. Esta menina é surda e apresenta baixa visão, comunicando-se pela Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) em campo reduzido. O trabalho descreve as suas diferentes dificuldades, as adaptações de material e os problemas de compreensão das medidas de tempo. Na sequência, explica-se a atividade dos calendários, onde a professora conseguiu resolver o problema, de forma que a estudante construiu os conceitos e consegue-se localizar dentro de suas atividades de rotina, entendendo o antes, o durante e o depois.

Texto completo: PDF