Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Ao reconhecer que ensinar a ler e escrever faz parte de uma Educação Matemática plena e, também, considerando o ser humano em suas potencialidades múltiplas (o que envolve imaginação, intuição e outras dimensões afetivas por vezes ignoradas no ensino de Matemática), desenvolvemos o projeto de pesquisa chamado À Procura de Inter-relações entre Literatura e Matemática: Ler, Interpretar, Criar e Resolver Problemas Matemáticos Escondidos na Literatura, com o qual trabalhamos com um aluno bolsista por dezoito meses. Seu objetivo principal era estudar as inter-relações entre Literatura e Matemática, buscando compreender como a articulação entre estas duas áreas pode contribuir para o ensino de Matemática e, a partir daí, elaborar atividades/exercícios que se utilizassem de trechos da narrativa como situações de contextualização, buscando uma melhor articulação entre ciências exatas e a língua materna, entre o racional e o imaginário. A execução do projeto foi dividida em três partes: na primeira, o aluno resolvia atividades, elaboradas a partir de algum trecho literário, criadas pelo pesquisador; na segunda, que será comentada mais detalhadamente aqui, o aluno criava as próprias atividades; na terceira, fichava os conteúdos estudados. O livro escolhido, a partir do qual o bolsista teria que criar atividades, foi Sylvie e Bruno, de Lewis Carroll. Este projeto baseou-se em amplas discussões de teóricos (Arnold, 2016; Farias, 2006, Odifreddi, 2007; Maria, 2009 etc) que defendem o valor das histórias e da leitura para o ensino de várias disciplinas; eles consideram que, muitas vezes, obras literárias podem fomentar discussões transdisciplinares.