Última alteração: 15-09-2017
Resumo
Este trabalho trás os resultados da aplicação de uma sequência didática onde os conhecimentos prévios dos alunos foram investigados, em uma turma de terceiro ano do Ensino Médio de uma escola estadual do Rio Grande do Sul, durante o último trimestre de 2015, tendo em vista a finalização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da primeira autora deste, no curso de Licenciatura em Matemática. A intenção foi favorecer o processo da Aprendizagem Significativa dos conceitos da Geometria Espacial, a partir de uma metodologia de ensino pautada na resolução de situações-problema com o uso do software GeoGebra. O conteúdo foi abordado por meio de questionamentos e análise do conhecimento empírico dos alunos, revisão dos conhecimentos prévios de Geometria Espacial (geometria de posição e áreas de figuras planas),na perspectiva da Teoria da Aprendizagem Significativa, seguido da análise das situações-problema e posterior construção dos sólidos envolvidos nas questões, no computador. Elaborou-se um material didático potencialmente significativo para a aprendizagem dos conteúdos da Geometria Espacial, trazendo assim resultados favoráveis quanto: ao aprendizado dos alunos envolvidos na pesquisa, à nova postura adotada pela escola em relação aos problemas diagnosticados e à grande repercussão no meio acadêmico, sendo utilizada como referencial para novas atividades desenvolvidas em grupos como PIBID, PET e GEPEMat[1]. Além disto, sua contribuição também diz respeito a atratividade e visualização, por meio do software, visando introduzir um novo conceito, formalizando os conteúdos matemáticos em questão. O significado desse conceito matemático é interiorizado pelo aluno, tornando o processo da aprendizagem mais fácil e natural.