Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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ENSINO DE MATEMÁTICA PARA DEFICIENTE VISUAL DO NIVEL SECUNDARIO: POSSIBILIDADES E DESAFIOS
Marcia Cristina Gonçalves Gomes

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Este trabalho é o relato de experiência de um semestre de aulas de matemática que aconteceram no primeiro ano do ensino médio integrado do Instituto Federal do Tocantins, com um aluno cego. As aulas versaram sobre o ensino de intervalos reais e função de 1º grau. Sabe-se que a utilização de materiais concretos para o ensino da matemática é válido para todos os alunos e principalmente  para  o  aprendizado  de  pessoas  com  deficiência  visual. Deste  modo,  este  trabalho  veio  desenvolver,  aperfeiçoar  e  aplicar  metodologias  de  ensino  de matemática para alunos com deficiência visual com a utilização de material concreto, de modo que, por meio do tato possa compreender os conceitos matemáticos. No  decorrer  das  atividades,  ficou  claro  que  recursos  e  metodologias  de  ensino  são  fatores  essenciais  para  o  ensino  aprendizado  de  matemática  aos  alunos  deficientes  visuais.  Após  inúmeros  exercícios  com  o  material  concreto,  ele  já  conseguiu  abstrair  e  respondia  as atividades que estavam sendo corrigidas no quadro e até ensinava alguns colegas que ainda não tinham compreendido. A  proposta  trouxe estímulo e  colocou o aluno cego no mesmo nível de aprendizado dos alunos videntes, não deixando-o à margem do dia a dia da sala de aula e dos conteúdos ministrados.

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