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PIBID E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA: MAPEAMENTO DAS PESQUISAS BRASILEIRAS
Última alteração: 22-09-2017
Resumo
Este trabalho apresenta um mapeamento das pesquisas brasileiras que abordam o PIBID e a formação dos professores de matemática. Por meio do banco de teses disponibilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) buscou-se dissertações produzidas no período de 2009 a 2014. Foram encontradas dez pesquisas, das quais cinco foram selecionadas para leitura integral e análise. Os critérios de seleção utilizados foram a leitura do resumo e a identificação da área do conhecimento a qual a pesquisa estava vinculada, bem como possíveis convergências e divergências. A leitura integral de cada dissertação permitiu identificar as motivações dos autores para pesquisar sobre o tema, os objetivos propostos, a metodologia utilizada, bem como os resultados obtidos e as perspectivas de continuidade das mesmas. Em relação às percepções de formação de professores, evidencia que os autores mais utilizados nessas produções são Fiorentini, Freire e Nóvoa. Além disso, mostra que o PIBID está diretamente vinculado a formação inicial dos professores brasileiros.Este trabalho apresenta um mapeamento das pesquisas brasileiras que abordam o PIBID e a formação dos professores de matemática. Por meio do banco de teses disponibilizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) buscou-se dissertações produzidas no período de 2009 a 2014. Foram encontradas dez pesquisas, das quais cinco foram selecionadas para leitura integral e análise. Os critérios de seleção utilizados foram a leitura do resumo e a identificação da área do conhecimento a qual a pesquisa estava vinculada, bem como possíveis convergências e divergências. A leitura integral de cada dissertação permitiu identificar as motivações dos autores para pesquisar sobre o tema, os objetivos propostos, a metodologia utilizada, bem como os resultados obtidos e as perspectivas de continuidade das mesmas. Em relação às percepções de formação de professores, evidencia que os autores mais utilizados nessas produções são Fiorentini, Freire e Nóvoa. Além disso, mostra que o PIBID está diretamente vinculado a formação inicial dos professores brasileiros.
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