Última alteração: 06-10-2017
Resumo
Este estudo trata de uma pesquisa de dissertação em andamento, cujo objetivo é compreender as crenças e concepções sobre o ensino e a aprendizagem de Matemática apresentadas pela professora Polivalente analisando em que medida essas influenciam o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas. Para tanto propõe-se um estudo de caso que terá como sujeitos de pesquisa professoras Polivalentes de 4º e 5º anos do ensino Fundamental da rede estadual do Município de Bagé, por entendermos que as professoras desse nível escolar necessitam, para o desenvolvimento de sua prática pedagógica, ter um maior conhecimento dos conteúdos que serão explorados em Matemática.A pesquisa está em sua etapa inicial, na construção do referencial teórico, a partir do que se espera construir os instrumentos de coletas de dados que permitam compreender a concepção das professoras polivalentes sobre o ensino e a aprendizagem de matemática nos anos iniciais, a fim de que se possa elaborar estratégias que deem suporte ao desenvolvimento dessa prática. A partir da elaboração dessas estratégias será proposto aos sujeitos da pesquisa um Programa de Formação Continuada, ainda a ser definido.