Última alteração: 05-09-2017
Resumo
Este artigo é um recorte de tese de doutorado, a qual é um estudo de caso com foco na 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) do estado do Rio Grande do Sul. O mesmo busca refletir sobre a concepção de Currículo, de Competência e de Currículo que priorize o desenvolvimento de Competências, objetiva também apresentar indicativos para uma proposta de currículo que viabilize tal formato de currículo para alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental da região da 15ª CRE, na área da Matemática. A partir da análise dos dados coletados e do estudo do referencial teórico, sugere-se, como indicativos para a elaboração de uma proposta de currículo para o público referido, maior incentivo aos professores, por parte dos gestores das escolas, para que os docentes ampliem a sua formação, participando de formações continuadas e eventos; que toda a comunidade educativa participe da definição das competências que esperam que os alunos egressos desse nível de ensino possuam; e que a escola seja em turno integral, sendo que, no turno da manhã se trabalhem as disciplinas em salas-ambiente e, à tarde, sejam oferecidas oficinas variadas levando-se em consideração os interesses dos alunos.