Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
UM ESTADO DA ARTE SOBRE PROJETOS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO FUNDAMENTAL
Gabriela Dutra Rodrigues Conrado, Márcia Souza da Fonseca

Última alteração: 03-01-2018

Resumo


Este trabalho é um estado da arte sobre projetos interdisciplinares envolvendo conteúdos de Matemática do Ensino Fundamental.  A pesquisa foi realizada em dissertações de Mestrado nos anos de 2013 a 2016 a partir do Banco de Teses e de Dissertações da Capes. A partir das áreas de concentração: Educação em Ciências e Matemática; Educação Matemática; Ensino de Ciências e Educação Matemática; Ensino de Ciências e Matemática; Ensino de Ciências Naturais e Matemática; Ensino de Matemática; Ensino e Aprendizagem de Ciências e Matemática; Ensino, História e Filosofia das Ciências e Matemática. Buscamos por trabalhos com o marcador interdisciplinar obtendo 168 dissertações. Por meio da leitura dos resumos e quando necessário do corpo do texto, selecionamos oito dissertações que atendiam aos interesses desse estado da arte. Para discussão dos dados produzidos foi utilizada Análise Textual Discursiva. Assim, optamos por duas categorias definidas previamente para discutir os resultados: pressupostos teóricos e aspectos pedagógicos. Observou-se que os projetos buscam alternativas para fragmentação do saber, integrando o ensino de Matemática a situações reais ou cotidianas.

Texto completo: PDF