Última alteração: 06-10-2017
Resumo
A presente escrita configura-se num relato de experiência. Tem como objetivo ampliar entendimentos acerca da matemática, de currículo e do processo de ensinar e de aprender matemática por meio da identificação de concepções e de características de um livro didático. Tal objetivo é delimitado pela questão: quais indícios podem ser observados em um livro didático, da década de 60, que configuram uma tendência pedagógica da educação matemática, considerando o proposto para o estudo de produto notável? Para tanto, a obra selecionada foi “Matemática Curso Moderno, volume 3” de Osvaldo Sangiorgi, de 1966. Foram realizados estudos teóricos, seleção de um conteúdo, no caso produtos notáveis, e o recorte e análise de excertos do referido livro. As análises constituem-se por meio de duas unidades de análise: aspectos gerais da obra e as peculiaridades do estudo proposto para o conteúdo produtos notáveis. Foi possível indicar que o autor busca ressaltar as propriedades estruturais dos polinômios, enfatizando o uso preciso da linguagem matemática e o rigor, não tendo preocupação com a contextualização em outras áreas para além da matemática, porém percebe-se articulações entre os campos da álgebra, da aritmética e da geometria. A análise dos excertos, do livro de Osvaldo Sangiorgi, dá indicativos de características da tendência pedagógica da Educação Matemática formalista moderna.