Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

Tamanho da fonte: 
APRENDENDO DE FORMA LÚDICA COM MATERIAIS MANIPULÁVEIS E JOGOS: EXPERIÊNCIAS DE UM LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA
Vanessa Rodrigues Lopes, Bruna Melo de Souza, Marcilio Rocha da Silva

Última alteração: 22-09-2017

Resumo


Esse artigo tem como objetivo, apresentar relato de experiências desenvolvidas em um laboratório de Matemática, de uma escola da rede municipal, da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul.  O laboratório conta com o um vasto repertório de materiais, como por exemplo: material dourado, ábaco, multiplano, geoplano, teodolito, dentre diversos outros. Apresentaremos aqui, diversas experiências, que foram realizadas, com o kit multiplano, com o material dourado, com aplicativo Base Blocks e outros recursos pedagógicos.  O trabalho com o kit multiplano foi realizado para estudo de construção de polígonos, e ainda o cálculo de áreas e perímetros de quadriláteros e triângulos.

Outra experiência que contribuiu para aprendizagem dos alunos foi o uso do material dourado físico e do aplicativo base blocks (versão do material dourado em formato digital). O uso de diferentes tipos de representação, ora o com o material em mãos, ora com o computador, tem possibilitado aos alunos à aprendizagem de quadro, valor e lugar, bem como as operações de adição e subtração de números naturais.