Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A ARGUMENTAÇÃO NA ABORDAGEM DO PENSAMENTO FUNCIONAL NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DE ATIVIDADES PRESENTES EM UM LIVRO DIDÁTICO DE MATEMÁTICA
Jéssica Goulart da Silva, Deise Pedroso Maggio, Cátia Maria Nehring

Última alteração: 15-09-2017

Resumo


Neste artigo objetivou-se, de forma geral, apresentar a análise de um Livro Didático - LD de Matemática do 1° ano do Ensino Médio – EM e, em especial, apresentar a análise de atividades propostas, a partir dos seguintes objetivos específicos: identificar e analisar as atividades que exigem o pensamento funcional; identificar e analisar nas atividades envolvendo o pensamento funcional quais exigem a argumentação; analisar a argumentação nessas atividades, em termos de prova pragmática e/ou prova intelectual. Para tanto, recorreram-se aos conceitos de pensamento funcional e argumentação. O LD foi coletado por meio de entrevistas estruturadas, conforme Lüdke & André (1986). As atividades do LD foram selecionadas e analisadas conforme os movimentos da Análise Textual Discursiva de Moraes & Galiazzi (2011). Dessa forma, constatou-se um número significativo de atividades que exigem características do pensamento funcional; no entanto, atividades que enfoquem a argumentação na abordagem do pensamento funcional são pouco evidentes: 4,91% do total de atividades envolvendo pensamento funcional, apesar de o Guia de LD do EM ter como um de seus critérios de avaliação, propiciar o desenvolvimento da competência argumentativa. Assim, atenta-se para a necessidade de pesquisas que enfoquem a argumentação na abordagem do pensamento funcional no EM.


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