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DESAFIO AOS MONITORES DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL: FORMULAÇÃO DE PROBLEMAS
Última alteração: 29-09-2017
Resumo
A formulação de problemas matemáticos proporciona ao aluno tanto do Ensino Básico quanto do Ensino Superior usar a sua criatividade para elaborar questões, mas também o obriga ter um bom domínio do conteúdo e a relacioná-lo com outros conhecimentos. Por experiência docente, sabemos que não é comum nas salas de aula propor que o aluno elabore seus próprios problemas. Quando se trabalha com problemas, muitas vezes, se propõem problemas como uma aplicação do conteúdo que já fora estudado, ou seja, usa-se a resolução de problemas sob a concepção do ensinar para resolver problemas. Em dezembro de 2016 realizamos um primeiro experimento de formulação de problemas. O desafio foi lançado aos monitores de Cálculo Diferencial e Integral de uma universidade pública brasileira. Neste artigo, iremos apresentar duas das situações problema propostas, os problemas elaborados pelos monitores e uma análise qualitativa dos dados. Para coleta de dados também foram aplicados dois questionários, um antes de realizarem a atividade proposta e outro depois de terem vivenciado o que é a formulação de problemas. Esta experiência nos mostrou quão criativos podem ser nossos alunos quando lhes é dada a oportunidade. Os monitores julgaram que formular problemas exige mais conhecimento do que resolver problemas.
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