Portal de Eventos da ULBRA., VII CONGRESSO INTERNACIONAL DE ENSINO DE MATEMÁTICA - 2017

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A UTILIZAÇÃO DE MATERIAL CONCRETO E A METODOLOGIA DE RESOLUCAO DE PROBLEMAS PARA O EFETIVO APRENDIZADO DE FRAÇÕES COM ALUNOS DE 6º ANO
Glauce Cristina Furtado, Ernandes Rocha de Oliveira

Última alteração: 06-10-2017

Resumo


Departamento: Educação/ Matemática

Área: Educação Matemática

Resumo:

O presente projeto destina apresentar de uma maneira mais convidativa e lúdica o ensino da matemática aos alunos de 6º ano do ensino fundamental. Haja vista que, para muitos, a matemática é uma área do conhecimento que apresenta uma alta complexidade. Tal fator, somado ao fato de que de que muitos professores devido a sua má formação e  falta de preparo tendem a  deixa-la monótona e enfadonha.  Apresentando-a em suas aulas expositivas apenas com giz, lousa e exercícios repetitivos sem instigar o estudante a ter gosto e vontade de aprender a mesma.  Mediante a esta monotonia, o insucesso no ensino-aprendizado da matemática tem tomado grandes proporções no cerne educacional, ocasionando o descomprometimento do discente com este conteúdo curricular tão importante para a vida em si. Partindo desse pressuposto, entendemos que o processo de ensino-aprendizado da matemática tem sido na sua quase totalidade um fardo coberto de desprazeres que o aluno necessita carregar. Contudo, ao entender que a matemática está presente em todos os aspectos da vivencia humana, o objetivo a que se prepõe o presente projeto é o de apresentar a matemática de maneira instigante e concreta a fim de despertar no estudante o gosto e a vontade de aprender e de abraçar o conhecimento por si mesmo.  Nessa premissa investigaremos o aprendizado de frações com a utilização de material concreto (lúdico) juntamente com a proposta de resolução de problemas, visando tornar as aulas mais dinâmicas e convidativas ao aprendizado. Dessa maneira o aluno não é um agente passivo no processo de ensino da matemática, mas aquele que questiona ativamente e tem a habilidade em integrar-se diariamente ao processo do ensino matemático, com prazer e satisfação de ser também coautor no processo de sua aprendizagem.


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